Música

Minha trilha sonora particular de 2016

img_20161226_161359

Eu sei que estou atrasada com os post de início de ano. Tudo bem. Aprendi que pressa nem sempre ajuda e que é melhor levar tudo no meu tempo. 2016 foi um daqueles anos que são decisivos para humanidade. Apesar de achar que a fama de ano ruim foi injusta. Um ano onde terminamos com Trump, Guerra, chacina na noite de ano novo. As pessoas são cruéis por natureza e, talvez, o ano tenha mostrado isso de uma maneira mais clara. Mas, não quero dizer aqui que eu perdi a fé na humanidade. Longe disso. 2016 me ensinou que tudo pode melhorar.

O ano também foi um dos mais musicais para mim. Além de dividir a responsabilidade de um blog de música (o Discografia), eu conheci muita coisa boa. A música que sempre foi combustível para mim, esse ano foi vital. Eu precisei dela como quem precisa de oxigênio. Aqui, tem uma pequena seleção da minha playlist mais particular. Um mundo de carinho e afeto mora dentro dessas canções. E é um prazer dividir com vocês.

(ouça de mente aberta e coração tranquilo)

  1. Virgínia Rodrigues e Tiganá Santana – Sou Eu

 

“Pois teu anjo bom
Teu Ogum Mejê
Teu Alabedé
Sou eu” 

Você já ganhou uma música de presente? Pois é, eu já. Essa canção chegou para mim ainda em 2015, no fim do ano. Ela é sinônimo de carinho e proteção. É um abraço em forma de poesia. O amigo que me deu ela de presente é um clarão. Nos dias bons e ruins. Serve como uma prece diária. Nos dias bons e ruins. Sela uma amizade forte, verdadeira, pura e honesta.

  1. The Beatles – Dear Prudence

“Dear Prudence, won’t you come out to play?
Dear Prudence, greet the brand new day
The sun is up, the sky is blue
It’s beautiful and so are you
Dear Prudence won’t you come out and play”

Eu amo os garotos de Liverpool desde que me entendo por gente. Porém, Dear Prudence chegou num dia tão nublado em 2016. Foi um daqueles dias em que você não tem chão, sabe? Em que sumir parece a melhor opção e que você se sente tão sozinha que chega dói. E a música foi mandada por quem estava sentindo o mesmo que eu. Por quem entendia aquele momento. E por quem quis deixar mais do que claro que aquilo não resumia minha vida. E que o dia lá fora é lindo. Lindo como um sorriso.

  1. Fafá de Belém – Pode entrar

“A casa escancarada a lua ali 
Meu cachorro nunca morde
Meu quintal tem sapoti
tem um roseiral crescendo lindo
Quem for louco ou for poeta
Pode entra r seja bem vindo”

A canção foi gravada por Fafá de Belém há muito tempo. Porém, eu só conheci na primeira semana de 2016. Ela fala sobre a uma casa aberta, escancarada. Onde só quem pode entrar são os poetas, os loucos, os doentes de amor. Onde a gente lembra a simplicidade da vida e as coisas que realmente vale. Foi uma boa maneira de começar 2016.

  1. Billy Joel – Vienna

“Slow down, you crazy child
You’re so ambitious for a juvenile
But then if you’re so smart, tell me why are you still so afraid?”

 2016 foi um ano de amadurecimento. Foi ano para crescer. Me tornar adulta. Eu aprendi que sou responsável por meus atos e suas consequências. Aprendi que tenho que arrumar o quarto, a cabeça, as amizades. A vida. Apanhei para crescer. E doeu muito. Mas, passa. E como diz a canção, Vienna sempre espera por você. Assim como um novo dia. Essa canção chegou em 2015 num email cheio de carinho de alguém que nem me conhecia direito. Alguém que se tornou o meu anjo bom.

  1. Anavitória – Tu

“Tu, que tem esse abraço casa
Se decidir bater asa
Me leva contigo pra passear
Eu juro afeto e paz não vão te faltar”

Essa é uma daquelas músicas bonitinhas que eu canto dedicando mentalmente para cada bom amigo que essa vida me deu. Eu me decepcionei com muita gente em 2016. Eu descobri o pior lado das pessoas.  Mas, eu também descobri que tem gente que é só luz. É só afeto e paz. Tem gente que é amiga acima de qualquer coisa. Gente que não solta você. Gente que é casa. E isso eu vou levar pra sempre.

  1. Dani Black – Fora de mim

“Mas gosto mesmo é disto
Aposto no oficio de sonhar
Eu vou devaneando
E antes que perceba estou no ar” 

Conhecer o jovem compositor e cantor Dani Black foi uma grata surpresa. A música dele conversa comigo de diversas formas. Esta canção, por exemplo, é a confirmação que não precisamos deixar de ser quem somos para ir em frente. Claro, precisamos fazer mudanças, nos livrar de bagagens e adquirir hábitos. Mas, ser você mesmo é maior conquista dessa vida. A música também é sinônimo de uma nova amizade, de passeios e de cantar dentro do carro

  1. Smile – Simply Red

 

“You make me smile glowing shine
You make me glad to be alive
With love that’s easy to survive”

A batida dessa música me pega desde a primeira nota. Ela é gostosa de ouvir e me enche de um sentimento pra lá de bom. Fala sobre sorrir, sobre o amor de verdade. É uma música para ouvir quando tudo tá em calmaria.

  1. Queen – Bohemian Rhapsody

“Is this the real life?
Is this just fantasy?
Caught in a landslide
No escape from reality”

Forte. Como eu descobri que posso ser.

  1. Snow Patrol – Open Your Eyes

 

“Get up, get out, get away from these liars
Cause they don’t get your soul or your fire
Take my hand, knot your fingers through mine
And we’ll walk from this dark room for the last time” 

Abra os olhos e preste atenção em que está do seu lado. 2016 me deu de presente gente incrível. Essa música me lembra disso. De sair da escuridão e ir em frente, ao lado de quem te coloca pra cima. Sempre.

  1. Novos Baianos – Acabou chorare

 

“Acabou chorare, ficou tudo lindo

De manhã cedinho,

Tudo cá cá cá, na fé fé fé

No bu bu li li, no bu bu li lindo.”

A última canção dessa listinha é uma canção de ninar. É pra deixar todo choro, tristeza e mágoas em 2016. É uma canção aconchegante como colo de mãe. É refúgio em dia ruim e é porto seguro a vida toda.

 

Deixe um comentário

